Desidratação

Não posso deixar de me perguntar o que nossos ancestrais nômades pensariam sobre nós se nos vissem segurando garrafas de água 24 horas por dia, 7 dias por semana…

Fazemos isso mesmo tendo um estilo de vida particularmente mais sedentário. É engraçado se você parar para pensar nisso.

Ainda assim, embora possamos ter levado a dependência da água ao extremo, nossos instintos não estão errados: beber bastante água é importante, pois a água é necessária para realizar quase todas as funções corporais.

De acordo com Maya Feller, RD, muitas pessoas estão, sem saber, levemente desidratadas na maior parte do tempo. “Às vezes, quando as pessoas ouvem ‘levemente desidratado’, elas se perguntam o que quer dizer isso, exatamente?”, diz ela. “Você perde água regularmente – quando você respira, quando sua, quando está digerindo alimentos – e isso tudo sem estar ciente.”

E quando nossos corpos estão com pouca água, há consequências. Algumas são um pouco óbvias e apenas um pouco irritantes, mas outras podem ser assustadoras.

Abaixo, listamos como o consumo insuficiente de água impacta negativamente sua vida diária:

1. Dor de Cabeça

Nossa cabeça é frequentemente a primeira – ou pelo menos a mais óbvia – parte de nosso corpo a sinalizar a deficiência de H2O, e o faz na forma de dor leve a intensa. “Os vasos sanguíneos ao redor de nossos cérebros são muito sensíveis, então se você não beber água suficiente, eles podem reagir à mudança no volume sanguíneo e isso pode aumentar a probabilidade de dor de cabeça”, explica a nutricionista Dana Hunnes, RD, PhD, professor adjunto da Escola de Saúde Pública da UCLA Fielding.

2. Constipação

Quando não há água suficiente correndo pelo sistema digestivo, ele pode mostrar sinais de dificuldade, que normalmente se manifestam como prisão de ventre. “Não ter água suficiente no trato gastrointestinal pode tornar as fezes mais secas e, portanto, mais difíceis de evacuar”, explica Hunnes. E quanto mais fibra você ingere, mais água precisa beber, pois a fibra requer água para ser digerida corretamente. Sem ele, você pode sentir inchaço e gases além da constipação. Feller também observa que a água é necessária para a formação de saliva, que também é necessária para o funcionamento geral do intestino. A digestão, afinal, começa na boca.

3. Fadiga

Em 2020, você pode estar fatigado por vários motivos, então pode ser difícil conectar esse sintoma à desidratação. Ainda assim, Hunnes diz que não ter água suficiente no corpo pode fazer você se sentir cansado. Ela diz que isso tem a ver, pelo menos em parte, com as mudanças no volume sanguíneo que resultam da falta de água. Então, se você está se sentindo cansado, experimente tomar um copo d’água. Melhor do que tomar uma bebida com cafeína, que pode desidratar você ainda mais.

4. Fome

A desidratação também pode fazer você sentir fome antes mesmo de registrar que está com sede, dizem Feller e Hunnes. Isso ocorre porque os dois sinais vêm da mesma parte do cérebro – o hipotálamo. É como se os fios se conectassem de forma cruzada, por assim dizer. O resultado pode ser lanches desnecessários. Então, vale a pena beber água antes de comer se você sabe que comeu recentemente e não deveria estar com fome novamente.

5. Função cerebral prejudicada

A neurocientista Lisa Mosconi, PhD, autora de Brain Food: The Surprising Science of Eating for Cognitive Power, diz que manter-se hidratada é a sua prioridade número um quando se trata da saúde do cérebro. Na verdade, mesmo uma redução de 2 a 4% na massa corporal devido à desidratação pode desequilibrar o cérebro. Um exemplo dos problemas que podem resultar? Um estudo descobriu que a desidratação leve produziu um aumento significativo em pequenos erros de direção durante uma longa viagem.

6. Mau humor

Não estar adequadamente hidratado pode afetar seu humor também, de acordo com um pequeno estudo com mulheres jovens que mostrou como a desidratação leve tem efeitos negativos. Feller observa que o corpo precisa de água para produzir hormônios e outros neurotransmissores, então faz sentido que a desidratação cause distúrbios de humor.

7. Superaquecimento

A hidratação ajuda a manter uma temperatura corporal confortável, observa Feller, razão pela qual a desidratação pode fazer você se sentir superaquecido, especialmente em ambientes quentes. Se você estiver sentindo calor, tente beber um copo de água antes de ligar o ventilador ou o ar condicionado, porque o problema pode ser simplesmente que você precisa de mais líquido no organismo, por assim dizer.

Que tal beber um copo de água agora?

Referência: Tradução do artigo “7 Consequences of Not Drinking Enough Water Throughout the Day”, do site Well+Good.

Link do artigo na íntegra: https://www.wellandgood.com/drink-enough-water/