Alimentos Anti-inflamatórios

A inflamação crônica pode se apresentar de muitas maneiras diferentes.

Por “sorte“, vários nutrientes e fitonutrientes encontrados nos alimentos podem ajudar a mediar o processo complexo de inflamação através de seus efeitos sobre os microorganismos no intestino.

Confira a lista abaixo:

Frutas vermelhas

Morango, amora e framboesa não são apenas saborosos. Por serem frutos com alto nível de antioxidantes, elas também possuem alto poder anti-inflamatório. E ainda são fontes de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados, e de antocianinas, poderosos agentes anti-inflamatórios.

Aipo

Também conhecido como salsão, é um vegetal que possui mais de vinte compostos anti-inflamatórios. Entre os principais está o flavanoide apigenina, que tem ação anti-inflamatória e grande capacidade antioxidante (isto é, protege as células e inibe a produção de radicais livres). Ainda é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, cobre, sódio e de óleos essenciais.

Mirtilo

Fruta rica em antocianinas, que têm ação anti-inflamatória. Por ser fonte de fibras, ainda reduz as inflamações do aparelho digestivo. É considerado um dos frutos com maior nível de antioxidantes e um poderoso aliado do sistema imunológico.

Folhas verdes

Couve e espinafre são vegetais com folhas de cor verde-escuro que merecem entrar na dieta por conter alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico.

Linhaça

O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3, às ligninas vegetais e aos fitosteróis e bioflavonoides. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.

Chia

Entre os diversos nutrientes que possui, a chia é rica em ômega 3, antioxidantes, vitaminas. Por isso, possui ação anti-inflamatória e é importante para a manutenção da saúde cardiovascular.

Gengibre

Esse é um importante remédio natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, é um aliado para aliviar dores causadas pela artrite e para diminuir sintomas de infecções respiratórias, tosse, asma e bronquite.

Cúrcuma

Muito usada na medicina chinesa e indiana, a cúrcuma ajuda a neutralizar a inflamação e atua contra problemas como artrite, tendinite e machucados.

Nozes e amêndoas

Outras fontes naturais de ômega-3, o que faz dessas oleaginosas boas combatentes de dores nas articulações e de inflamações.

Abóbora

A abóbora é fonte de beta-caroteno, substância que ajuda no combate de inflamações da pele e dos pulmões. O alimento ainda possui antioxidantes que combatem os radicais livres.

Azeite extravirgem

É um óleo rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui ácido alfa-linolênico (ALA), uma substância que ajuda no combate a inflamações. Uma dica: É importante não aquecer o azeite, pois altas temperaturas fazem com que ele perca suas propriedades nutricionais.

Chocolate meio amargo

Busque marcas que contenham ao menos 70% de cacau na composição. É a opção mais saudável, por conter diversos nutrientes, como flavonoides, componentes que destroem os radicais livrese ajudam a reduzir inflamações crônicas.

Repolho roxo

Esse tipo de repolho é fonte de antocianinas, um potente agente anti-inflamatório. Além disso, contém outros nutrientes com as mesmas propriedades, como glutamina e polifenóis.

Shitake

O cogumelo possui polissacarídeos que ajudam a aumentar a resposta imunológica, importante para combater infecções. O alimento também possui ação antimicrobiana.

Alho

Um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, ele reduz o processo inflamatório e é um aliado no combate a doenças como gripes, resfriados, gastroenterites, aftas, bronquites e herpes. Também atua como fortalecedor do sistema imunológico.

Fonte: JasmineAlimentos.com